sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma Carta do Céu

Veja o que a Bíblia diz a respeito de Deus nos conhecer realmente.
                                      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Uma Carta do Céu.
O Deus Todo-Poderoso é o Pai de todos que aceitaram pela fé Seu Filho Jesus Cristo como dom inefável. Leia esta “carta do céu” para saber o que Ele tem a lhe dizer pessoalmente:
♥♥♥♥♥♥♥♥
 
Meu querido filho, minha querida filha. Talvez não me conheças muito bem, mas eu te conheço perfeitamente (Sl 139.1). Sei quando te assentas e quando te levantas (Sl 139.2). Conheço todos os teus caminhos (Sl 139.3). Todos os cabelos da tua cabeça foram contados por mim (Mt 10.30). Foste criado à minha semelhança (Gn 1.27). Todo o teu viver e mover está em mim (At 1.27). Eu te conhecia antes mesmo de teres sido formado no ventre de tua mãe (Jr 1.4-5). Escolhi-te desde quando planejei criar o mundo (Ef 1.11-12). Foste criado com um propósito, pois todos os dias da tua vida foram escritos no meu livro (Sl 139.15-16). Determinei o momento exato do teu nascimento e onde viverias (At 17.26). Formei-te por modo assombrosamente maravilhoso (Sl 139.14) no seio de tua mãe (Sl 139.13) e tirei-te do ventre materno (Sl 71.6). Fui mal representado por aqueles que não me conheciam (Jo 8.41-44). Não me distanciei de ti e não estou irado, pois sou a expressão perfeita do amor (1 Jo 4.16) e meu desejo é cobrir-te com meu amor (1 Jo 3.1). Ofereço-te mais do que um pai terreno é capaz de dar (Mt 7.11), pois sou o Pai perfeito (Mt 5.48). Toda boa dádiva que receberes procede da minha mão (Tg 1.17), pois sou teu sustentador e supro todas as tuas necessidades (Mt 6.31-33). Meus planos para teu futuro sempre foram cheios de esperança (Jr 29.11). Meus pensamentos, voltados para ti, são incontáveis como os grãos de areia (Sl 139.17-18). Deleito-me em ti com alegria (Sf 3.17). Nunca deixarei de te fazer bem (Jr 32.40), pois és minha propriedade peculiar (Êx 19.5). Desejo de todo o meu coração e de toda a minha alma prepararte um lar permanente (Jr 32.41). Quero anunciar-te coisas grandes e ocultas (Jr 33.3). Se me buscares de todo o coração, achar-me-ás (Dt 4.29). Agrada-te de mim, e satisfarei os desejos do teu coração (Sl 37.4), pois efetuo esse querer em ti (Fp 2.13). Sou capaz de fazer por ti infinitamente mais do que podes imaginar (Ef 3.20), pois sou o poderoso Consolador, que te dá boa esperança e firmeza (2 Ts 2.16-17). Sou também o Pai que te consola em tuas tribulações (2 Co 1.3-4). Se tens aflições, eu te livro delas (Sl 34.19). Como o pastor leva os cordeirinhos nos braços, carreguei- te junto ao peito (Is 40.11). Virá o dia em que enxugarei todas as tuas lágrimas (Ap 21.3-4). Sou teu Pai e amo-te tanto quanto ao meu Filho Jesus (Jo 17.23), pois meu amor por ti revela-se através de Jesus (Jo 17.26). Ele (Jesus) é a expressão do meu Ser (Hb 1.3). Ele veio para comprovar que não sou contra ti, mas a favor de ti (Rm 8.31) e para comunicar que não te imputo tuas transgressões: Jesus deu Sua vida para que pudesses ser reconciliado comigo (2 Co 5.18-19). Sua morte foi a expressão máxima do meu amor por ti (1 Jo 4.10). Através do meu Filho entreguei tudo, para que possas experimentar meu amor (Rm 8.31- 32). Se tiveres aceitado meu Filho como dom gratuito, aceitaste também a mim (1 Jo 2.23), e nada poderá separar- te do meu amor (Rm 8.38-39). Com amor, teu Pai, o Deus
 
♥♥♥♥

quinta-feira, 17 de março de 2011

Meus pensamentos..

Esses dias meditando na palavra descobri que existem 4 tipos de cristão...é.!! pode acreditar impressionante que hoje em dia dentro das igrejas evangélicas se encontra distinção entre irmãos.
 A palavra do senhor nos diz: que nem todos que são de Israel não israelitas..
João 10:16  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.)
Fazendo em estudo entendi que existem 4 tipo de cristão:
1. primeiro chama-se convencido :, que tudo que falam ele se convence que possa ..que a batalha está ganha e sorri, mas esse tipo de cristão tem o coração dobre na primeira luta chora e começa a murmurar e reclamar esquecem das promessas de Deus e sai murmurando por ai...para o mundo como não estivesse o Deus de Israel..jesus disse:
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo 14:27). Isto só será possível quando Cristo for o centro de nossas vidas! jesus quer um cristão firme e de coração sensato, que temem a Deus e crêem nele que tudo posso naquele que me fortalece em espírito e em verdade.


2.cristão fala mansa : todo aquele que chegar perto deste irmão se sentirá bem , olhará para ele com voz mança e jeito doce ..cuidado!! pois os mansos que a bíblia fala não são estes pois o diabo também pode ser bem manso quando quer conseguir algo.

 Excluo desse grupo os "falas-mansas", pois, esses apenas apresentam um auto-controle desenvolvido. O transparente você ouve atentamente e procura entender, já os "falas-mansas" e os francos você apenas se arma de contra-argumentos enquanto eles falam e nem presta muita atenção.
Enquanto o franco explode ao ser contrariado, mas continua firme na briga; enquanto o fala-mansa explode ao ser desmascarado e retorna depois à sua "calma", mas por conveniência; o transparente explode, mas retoma a sua credibilidade por arrependimento sincero.
Nada há encoberto que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido(Mt 10:26)
3.cristão astrólogo ou  místico: infelizmente existe esse tipo de cristão ...conheceu jesus conheceu o caminho certo uma vida nova e não larga a velha criatura...abre a bíblia por acaso e ainda diz vou ver o que Deus quer falar comigo...ah!! HOJE O MEU DIA VAI SER BOM A A BÍBLIA ME REVELOU ISSO E CONTA COMO SE ESTIVESSE ABRINDO UM JORNAL E FOSSE PARA A PARTE DOS HORÓSCOPO...POR FAVOR RESPEITO COM A PALAVRA DO SENHOR..A BÍBLIA É PARA SER LIDA E ESTUDADA NÃO PARA SERVIR DE PRESSÁGIO PARA TER UM BOM DIA ...A PALAVRA DO SENHOR É PARA AS HORAS DE LUTAS O CRENTE FICAR FIRME NA PALAVRA DO SENHOR..E NAS ORAÇÕES VC PEGAR PASSAGENS DA BÍBLIA E AFIRMAR A SUA FÉ MAS COM RESPEITO..
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." Jo 4.23

4 CRISTÃO SUPERTICIOSO: SEMPRE QUANDO ME LEMBRO DESSE TIPO DE CRISTÃO ME LEMBRO DE UM FILME QUE CHAMA O PEREGRINO ..QUE NA HORA QUE O FIEL E O CRISTÃO SÃO COLOCADOS NA FRENTE DO TRIBUNAL DO BELZEBU ELES CHAMAM A SUPERSTIÇÃO ELA VEM CHEIO DE APETRECHOS E CHEIOS DE JEITO ATÉ PARA SENTAR NA CADEIRA É MUITO DIVERTIDO, ..MAS O QUE NÃO É DIVERTIDO ESSE TIPO DE CRISTÃO DENTRO DE UMA IGREJA, INFELIZMENTE TEM!!! A PESSOA EXCLAMA: HOJE  EU NÃO VOU FAZER ISSO POIS ACONTECEU AQUILO É DEUS RESPONDENDO..GENTE !!!POR FAVOR, SE É UMA RESPOSTA SÉRIO QUE VOCÊS ENTRARAM NA PRESENÇA DE DEUS E ESPERAM POR UMA RESPOSTA É UMA COISA, MAS TODA HORA ESTÁ PENSANDO QUE ACONTECEU CERTO FATO ..É DEUS QUE  NÃO QUERIA!!PARA COM ISSO  IMEDIATAMENTE!!! E VOLTA PARA A PALAVRA DE DEUS.
 O CRISTÃO TEM QUE TER VISÃO PARA NÃO PERDER A BÊNÇÃO E PARA NÃO SE INJUSTO COM OS OUTROS IRMÃOS,MUITAS VEZES USAR ESSE CRITÉRIO DE FOI A RESPOSTA DE DEUS PARA PREJUDICAR O IRMÃO QUE TANTO SE ESFORÇA PARA CONTINUAR NO CAMINHO.
 "O justo viverá pela fé." GALATaS 3-11
E PODE TER CERTEZA QUE DEUS É PELOS JUSTOS E SINCEROS
PAZ EM CRISTO

domingo, 13 de março de 2011

♥♥Falar com Deus♥♥

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus.

Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu sua mochila com pasteis e guaraná, e começou sua caminhada.

Quando ele andou umas 3 quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça olhando os pássaros.

O menino sentou-se junto a ele , abriu sua mochila , e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou ao velhinho e viu que ele estava com fome, então ofereceu-lhe um pastel.

O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino.

Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo, então ele ofereceu-lhe seu guaraná.

Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino.

O menino estava tão feliz! ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro.

Quando começou a escurecer o menino estava cansado, resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço ao velhinho.

O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.

Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face.

"O que você fez hoje que te deixou tão feliz?

Ele respondeu. "Passei a tarde com Deus" e acrescentou

"Você sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi"

Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face, e seu filho perguntou: "Por onde você esteve que você esta tão feliz?"

Ele respondeu "Comi pasteis e tomei guaraná no parque com Deus ".

Antes que seu filho pudesse dizer algo falou: "Você sabe que ele é bem mais jovem do que eu pensava?"

Nunca subestime a força de um sorriso, o poder de uma palavra, de um ouvido para ouvir, um honesto elogio, ou até o menor ato de carinho.

Tudo isso tem o potencial de fazer virar uma vida. 


paz em cristo jesus

sábado, 12 de março de 2011

A RECOMPENSA VEM DO SENHOR

                “Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre”.
 Efésios 6.8

    A Palavra nos ensina que não há nada encoberto para Deus (Lc 12.2), o qual enxerga até os mínimos detalhes – inclusive, as intenções do coração. Mesmo os organismos mais microscópicos, como os vírus, estão descobertos diante do Senhor. Por isso é bom sempre termos bons propósitos em tudo. O cristão que usa de engano nos negócios, faz planos maquiavélicos para conseguir seus objetivos, ou se deixa levar por pensamentos pecaminosos, sem dúvida, irá arrepender-se de seus intentos um dia.
    Até um olhar impuro nos separa do Altíssimo. Logo, quem é solteiro deve procurar sua metade e se casar; os casados precisam esforçar-se, a fim de evitar olhares malignos para pessoas lindas e charmosas, porque quem olha com desejo impuro já transgrediu em seu coração (Mt 5.28). Ora, quem tem essa propensão precisa orar, pedindo ao Senhor a libertação de tal tentação, pois Jesus nos ensinou que, se os nossos olhos forem puros, todo o nosso corpo será luminoso (Mt 6.22b; Lc 11.34b).
    As obras do inferno são bem-sucedidas em alguns de seus ataques contra os filhos de Deus, porque muitos nutrem desejos errados, vivendo em duplicidade: por fora, parecem santos, mas, por dentro, são imundos. Quando estava aqui no mundo, Jesus não precisava que alguém Lhe falasse do homem, pois Ele bem conhecia a natureza que havia nele.
    O Senhor não perdeu a Sua capacidade de nos sondar, mas não fica com a caderneta e a caneta na mão, pronto para registrar os erros que praticamos. Ele anota os bens que realizamos. Tendo isso em mente, você não precisa preocupar-se com os atos errados e com o medo de cometê-los, pois, fazendo o bem, o ser humano passa a viver em outra atmosfera, de modo que nem tem tempo para pensar no pecado. Portanto, dê mais de si a Deus por meio da prática de boas obras; assim, quando o último Dia chegar, você será surpreendido com a recompensa divina.
    Não importa a sua posição na sociedade. Uma pessoa pode até se considerar insignificante, simples, que pouco tem a acrescentar aos demais; porém, para Deus, ela é de suma importância, uma vez que foi feita à imagem e semelhança dEle e veio ao mundo para cumprir um lindo sonho divino. Por isso, todos devem esforçar-se para fazer o que agrada ao Pai, para que, quando o dia da recompensa chegar, sejam tão importantes quanto qualquer outra pessoa.
    Não é bom esquecer que Jesus prometeu que haverá galardão até para um copo de água fria que for dado a um de Seus pequeninos irmãos. Então, realizando coisas boas, você estará igualando-se ao Senhor, que andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo. Diante disso, faça o bem e prepare-se para sair do Juízo com as mãos cheias de bênçãos. Deus é fiel e cumprirá todas as Suas promessas.

    Em Cristo, com amor,

    R. R. Soares
 
obs: como possam  ver a assinatura dessa  palavra é do missionário  rr soares que eu coloquei no meu blog, pois suas mensagens são sempre infinitamente abençoados, admiro o homem de Deus que ele é .
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

terça-feira, 8 de março de 2011

Leia atentamente


A Humildade
Uzias tinha somente 16 anos quando seu pai foi assassinado e ele subitamente se tornou rei de Judá, no oitavo século antes de Cristo. A história de seu reinado, que é registrada em 2 Crônicas 26, ensina uma lição poderosa sobre a importância da humildade. Uzias começou bem. Ele respeitava o Senhor e sua palavra, e Deus o abençoou abundantemente. O reino se expandiu e o rei fiel conseguiu dominar seus inimigos de todos os lados. Sua reputação se espalhou a outros países. Uzias se fortaleceu.
Então, tudo mudou. "Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso" (2 Crônicas 26:16). Uzias era um homem especialmente escolhido por Deus para conduzir seu povo. Durante muitos anos, Uzias serviu o Senhor fielmente. Porém não estava autorizado a entrar no templo para queimar incenso. Esse papel estava reservado para outros homens escolhidos por Deus, os sacerdotes, que serviam no templo. Uzias, não estando mais contente com o desempenho do papel que Deus lhe havia dado, tentou assumir uma função extra e foi fortemente repreendido por seu erro.
O sacerdote Azarias e 80 outros sacerdotes seguiram Uzias até o templo e desafiaram seu ato presunçoso. Uzias enraiveceu-se e Deus respondeu imediatamente ao seu erro. O rei ficou leproso ali mesmo no templo diante dos olhos dos sacerdotes. Eles imediatamente o atiraram fora do templo, e Uzias correu da casa de Deus, percebendo que o Senhor tinha punido sua arrogância. Seu filho assumiu os negócios do Estado e deixou o leproso Uzias isolado em sua casa pelo resto de sua vida. A vida abençoada de um grande homem foi arruinada por um ato de desobediência. Uzias, como o primeiro rei de Israel (veja Samuel 15:17-23), foi derrubado por seu próprio orgulho.
Humildade:
Fundamental para nossa comunhão com Deus

Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3). Ele continuou a pregar durante mais três capítulos, mas muitos ouvintes não o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. Mesmo hoje, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que não querem mesmo reconhecer a posição de Jesus como Senhor.
Mas Jesus não reduziu os padrões. Ele não abriu uma porta extra para entrarem os arrogantes ou os "quase" humildes. Ele manteve intacto o seu requisito fundamental porque ele reflete a exigência eterna de Deus. Deus nunca aceitou o homem cheio de orgulho que pensava fazer as coisas a seu próprio modo. Ao contrário de toda a sabedoria dos homens carnais, tendentes a adquirir poder e posição, Deus aceita exclusivamente os humildes. Uma geração depois de Uzias, o profeta Miquéias pegou perfeitamente a idéia quando ele citou as palavras de Deus: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Miquéias 6:8). As Escrituras deixam perfeitamente claro que não há  outra maneira de caminhar com Deus. Ou andamos humildemente com nosso Deus, ou não andamos de modo nenhum com ele!
Jesus andou no meio de homens carnais e enfrentou tremendo desafio. Como poderia ele capturar seus corações para moldá -los como os servos humildes que o Pai quer? Não foi uma tarefa fácil. Ele falava freqüentemente de humildade, e mostrava em sua vida de serviço o que significa elevar os outros acima de nós mesmos. Quem poderia exemplificar melhor a humildade voluntária do que o próprio Deus, que deixou sua habitação celestial para servir e mesmo morrer pelos homens pecadores? (Esta é a essência do apelo irresistível de Paulo em Filipenses 2:3-8).
Dois exemplos mostram claramente como Jesus ressaltava a humildade para seus apóstolos. O primeiro está em Mateus 18:1-4. Os apóstolos freqüentemente disputavam entre si sobre a grandeza. Dois deles uma vez foram tão ousados a ponto de pedir que fossem colocados acima de seus colegas no reino. Jesus respondeu à atitude deles chamando uma criança. Enquanto estes homens crescidos olhavam, Jesus começou a pregar um sermão memorável: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus" (Mateus 18:3-4).
O segundo exemplo, ainda mais tocante, é registrado em João 13:1-17. Quando se preparavam para partilhar a refeição da Páscoa, Jesus aproveitou o momento para ensinar uma lição necessária. Os apóstolos jamais esqueceriam esta noite, e Jesus não perdeu a oportunidade para ensinar. Ele tomou uma toalha e  água e foi, de discípulo em discípulo, lavando seus pés. Isto era, por costume, serviço dos servos mais humildes, mas aqui o Criador do universo estava se humilhando diante de simples galileus. Quando terminou, ele voltou-se para os apóstolos e perguntou? "Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes" (João 13:12-17).
Não é de se admirar que outros homens inspirados falassem da importância da humildade. Tiago disse: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:6-10).
Como a arrogância impede a salvação
Podemos tirar algumas conclusões claras e importantes do ensinamento da Bíblia, mostrando o porquê a falta de humildade impede a salvação. Considere como o orgulho é absolutamente oposto às qualidades e comportamentos que Deus quer que demonstremos.
  • Sem humildade, não serviremos outros como deveríamos, porque aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos, e não servir.
  • Sem humildade, não seremos seguidores. Os orgulhosos querem ser chefes e cobiçam a posição e a influência de outros. Este foi o problema que Arão e Miriã tiveram em Números 12, e o mesmo pecado que custou as vidas de quase 15.000 pessoas, em Números 16.
  • Sem humildade não buscaremos realmente a verdade. O homem orgulhoso pensa que já conhece as respostas, e não quer depender de quem quer que seja, nem mesmo do próprio Deus. A arrogância também impede nosso entendimento da verdade. Se não queremos admitir a necessidade de mudança, ou não queremos aceitar o fato que alguma outra pessoa sabe mais do que nós, nosso orgulho será um bloqueio fatal para o estudo eficaz da Bíblia.
  • Sem humildade, não reconheceremos nossos próprios defeitos. Somos até capazes de enganar nossos próprios corações para não vermos nosso próprio pecado. Saul fez isto quando defendeu sua desobediência na batalha contra os amalequitas. Ele argumentou que tinha obedecido o Senhor e que o povo tinha errado (1 Samuel 15:20-21). Deus não aceitou esta desculpa esfarrapada, e não aceita a nossa.
  • Um outro problema relacionado com a arrogância é a dificuldade em aceitar a correção. Provérbios 15:31-33 mostra a conseqüência de tal orgulho: "Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra." Provérbios 12:1 é mais direto: "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido."
  • O outro lado deste problema é que a pessoa arrogante também não perdoa o erro dos outros. O orgulho é inerentemente egoísta, e nos torna facilmente ofendidos e lentos a perdoar. Isto cria uma tremenda barreira para a salvação. Jesus ensinou claramente que a pessoa que não perdoa não será perdoada por Deus (Mateus 6:12,14-15).
A última linha é muito clara. Se não aprendemos como ser humildes, não entraremos no céu. Deus rejeita os orgulhosos e exalta os humildes (Tiago 4:6,10).
Como desenvolver a humildade
Uma vez que a humildade é obviamente essencial à nossa salvação, deveremos estar preocupados em acrescentar esta qualidade a nossas vidas. Aqui estão umas poucas sugestões simples que nos ajudarão:
ŒDevemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez (Romanos 12:10; Efésios 4:2-3; Filipenses 2:3-4).
Não devemos pensar que somos importantes (Lucas 17:10). Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Romanos 12:3-8).
Ž  Não devemos esperar que outros nos humilhem. A chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tiago 4:10), não a humilhação forçada.
Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes. O Salmo 8, especialmente nos versículos 3, 4 e 10, nos faz descer ao nosso tamanho rapidamente!



"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará"(Tiago 4:10).


Deus te abençoe grandemente
paz em Cristo jesus

ob.sandra

sábado, 5 de março de 2011



 JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA♥♥

Leitura Bíblica: Jeremias 1:1-10
Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta”(Jr 1:5)

INTRODUÇÃONeste trimestre estudaremos o livro e a vida de Jeremias, um dos mais sensíveis profetas do Antigo Testamento. Pertencente à classe sacerdotal, foi escolhido por Deus para ser profeta e dizer ao povo a sua Palavra. Como profeta, desejoso de que seu povo ouvisse suas palavras, ele se viu em diversas ocasiões tomado pela angústia de sua própria profecia, sendo chamado de “profeta das lágrimas”(Jr 14:17). Como profeta, certamente, essa não era uma situação muito confortável, pois um sacerdote não precisava confrontar o povo com seus pecados, e sim cumprir os rituais prescritos na lei de Moisés. Os profetas tinham de confrontar seus ouvintes de forma que estes se voltassem para Deus e mudassem seus corações. Jeremias confrontou muitos israelitas que pecavam contra Deus: reis, falsos profetas, aqueles que serviam nos templos e assentavam-se nos portões da cidade.
Apesar da mensagem de Jeremias ser firme, clara e contundente, o povo de Judá não se arrependeu dos seus pecados. Essa falta de arrependimento fez com que Jeremias pensasse se realmente ele fez algo bom. Frequentemente o profeta se sentia desencorajado e amargurado. Pregar mensagens de condenação era uma tarefa difícil.
Nós também temos a responsabilidade de pregar o arrependimento a este mundo perdido. Os que se reconhecerem como pecadores e buscarem o perdão de Deus em Cristo serão salvos do Juízo. Aqueles que continuarem em seus caminhos pecaminosos serão eternamente condenados. Embora possamos sentir-nos desencorajados pela falta de resposta, devemos falar a todos sobre as conseqüências do pecado e sobre a esperança que Deus oferece.
A TEOLOGIA DO LIVRO DE JEREMIAS
É o segundo maior livro da Bíblia, pois contém mais palavras (não capítulos) do que qualquer outro livro, exceto Salmos. É essencialmente uma coletânea das profecias de Jeremias, dirigidas principalmente a Judá(2-29), mas também a nove nações estrangeiras(46-51); estas profecias focalizam principalmente o juízo, embora haja algumas que dizem respeito à restauração(ver Jr 30 -33).
O livro inicia com o chamado de Jeremias para ser profeta. O tema básico da mensagem de Jeremias é simples: Israel deveria arrepender-se e voltar-se para Deus, caso contrário Ele castigaria a nação. Como o povo rejeitou esta advertência, Jeremias começou a predizer a destruição de Jerusalém. Este acontecimento terrível é descrito no capítulo 39. Os capítulos 40 a 45 descrevem os fatos que se seguiram à queda de Jerusalém. O livro termina com profecias relativas a várias nações (Jr. 46-52).
Muitas das profecias de Jeremias foram cumpridas durante a própria vida do profeta (16:9; 20:4; 25:1-14; 27:19-22; 28:15-17; 32:10-13; 34:1-5); outras, que envolviam o futuro distante, foram cumpridas posteriormente, ou ainda estão por se cumprir(23:5,6; 30:8,9; 31:31-34; 33:14-16).
Autoria. O autor do livro é indicado com clareza: Jeremias (1:1). Depois de profetizar durante vinte anos a Judá, Jeremias foi ordenado por Deus a deixar a sua mensagem por escrito. Assim o fez, ao ditar suas profecias a seu fiel secretário, Baruque (36:1-4). Visto que Jeremias estava proibido de comparecer diante do rei, enviou então Baruque para ler as profecias no templo. Depois disso, Jeudi as leu diante do rei Jeoaquim. O monarca demonstrou desprezo a Jeremias e à palavra do Senhor ao cortar e queimar o rolo (36:22,23). Jeremias voltou a ditar suas profecias a Baruque, e dessa vez incluiu até mais do que estava no primeiro rolo.
Em Jeremias, temos um quadro bem claro a respeito da fidelidade e da rebeldia. Deus vela pela Sua Palavra para a cumprir(Jr.1:12) e, assim, executa o devido juízo ao povo impenitente que se recusa a se arrepender, mas também honra aqueles que O servem com fidelidade. O mesmo Deus que ama o povo e o conclama ao arrependimento, é o que manda o povo para o cativeiro, mas, em meio a este juízo, guarda e conserva a vida daqueles que lhe obedecem, como foi o caso do profeta Jeremias, de Baruque e até, mesmo, do eunuco Ebede-Meleque. Em Jeremias, vemos Cristo retratado como sendo o "Renovo justo de Davi" (Jr.23:5).
Embora Israel e Judá tivessem transgredido, repetidas vezes, os concertos com Deus, sendo, posteriormente, arruinados como castigo por sua rebeldia, Jeremias profetizou a respeito de um dia em que Deus faria com eles um novo concerto (31: 31). O Novo Testamento deixa claro que esse novo concerto foi instituído com a morte e ressurreição de Jesus Cristo (Lc.22:20; Mt.26:26-29; Mc.14:22-25), está sendo cumprido agora na Igreja, que é o povo de Deus segundo o novo concerto (Hb 8:8-13), e chegará ao seu clímax na grande salvação de Israel (Rm 11:27).
Resumo. Podemos resumir a teologia do livro de Jeremias da seguinte forma: O julgamento de Deus cairia sobre Judá por ter quebrado o concerto com Ele. O povo adorava outros deuses, e os líderes religiosos e civis eram desesperadamente corruptos. Espada, praga e fome devastariam a terra e muitos seriam levados em cativeiro. Deus também julgaria as nações arrogantes e subsequentemente restabeleceria o povo à Terra Prometida. Faria um novo concerto com os reinos do Norte e do Sul reunidos e no lugar dos reis e sacerdotes ineficazes dos dias de Jeremias colocaria um rei davídico ideal (o Messias) e um sacerdócio purificado.

I. A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS

A terra natal de Jeremias chamava-se Anatote (1:1; 29: 27), hoje Anata, uns 6 km ao nordeste de Jerusalém. Descendia de uma família sacerdotal (1:1). O nome do seu pai era Hilquias, mas, sem dúvida, não era o sumo sacerdote do mesmo nome que descobriu o livro da lei (2Rs 22:8). Designa-se ao pai de Jeremias como "dos sacerdotes", e não "o sacerdote" ou "o sumo sacerdote". O fato de que Jeremias vivesse em Anatote significa que era descendente de Eli e da linhagem de Abiatar, que foi deposto por Salomão do sumo sacerdócio (1Rs 2:26-27).
Jeremias é mais um exemplo bíblico de que quando um homem tem uma chamada de Deus para o Ministério, no tempo de Deus ele será encontrado esteja onde estiver. Creia nisso! Jeremias não nasceu, não estudou e nem morava em Jerusalém, a capital do Reino, o centro nevrálgico de todas as decisões políticas e religiosas. Ele nasceu e vivia na pequena Anatote. Era, por assim dizer, um jovem do “interior”.
Quem tem uma chamada de Deus, não precisa correr atrás da consagração, não precisa deslocar-se para os grandes centros, não precisa procurar “aparecer”, usando meios condenáveis, como a “bajulação” e a hipocrisia. Quem tem uma chamada de Deus, para o Ministério, será encontrado por Deus, mesmo que more em “Anatote”.

II. A VOCAÇÃO DE JEREMIAS

1. O jovem Jeremias(1:6). “Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança”.Jeremias, como diz o texto bíblico, pertencia à tribo de Levi e habitava na área ocupada pela tribo de Benjamim, mas foi escolhido desde o ventre de sua mãe pelo Senhor para trazer uma mensagem altamente impopular para o povo de Judá(Jr.1:5), qual seja, a de que eles seriam levados cativos para a Babilônia. Ele profetizou a partir do décimo - terceiro ano do reinado de Josias (Jr.1:2) e seu ministério perdurou até alguns anos depois da destruição do templo em Jerusalém. Não sabemos a idade de Jeremias quando foi chamado por Deus ao ministério profético. Alguns estudiosos dizem que ele tinha aproximadamente a mesma idade que Josias, a saber, entre 21 e 27 anos. Observe que Josias começou a reinar com 8 anos(2Rs 22:1). A chamada de Jeremias deu-se no 13º ano de Josias(Jr 1:2).
Antes de ele nascer, Deus já havia determinado que ele seria profeta(1:5).Seu ministério abrangeu os últimos quarenta anos da nação, inclusive os dias que precederam a destruição de Jerusalém e a deportação do povo de Deus a Babilônia (627 – 586 a.C). Ministrou durante os reinados de Josias, de Jeoacaz, de Jeoaquim, de Joaquim e de Zedequias. Durante esse período, a nação manteve-se rebelde contra Deus e confiava nas alianças políticas para conseguir livrar-se dos inimigos. Seu ministério perdurou por mais alguns anos depois da destruição do templo em Jerusalém. Parte da tradição judaica diz que ele morreu no Egito, para onde foi levado, contra a sua vontade, pelos judeus rebeldes comandados por Azarias e Joanã (cf. Jr 43:4-7).
Ao nascer, todos os homens estão dotados de certas possibilidades, mas eles são responsáveis de desenvolver plenamente essas aptidões. Do mesmo modo, Deus hoje tem um plano para cada pessoa. O lugar específico assinalado para nós na vida é determinado por Deus utilizando nossas aptidões. Devemos descobrir qual é esse lugar e procurar cumprir o propósito e o plano que Deus tem para nós.
2. O chamamento de Jeremias(Jr 1:5). “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te consagrei e às nações te dei por profeta”.
A chamada de Jeremias baseou-se numa profunda iniciativa de Deus, e deu-se antes mesmo de ser concebido. O texto enfatiza a ação soberana de Deus, usando quatro verbos na primeira pessoa: “te formei”; “te escolhi”, “te consagrei”; “te dei”. Jeremias não tem “escolha”, ele está sendo convocado para uma missão, devendo submeter-se alegremente ao chamado eficaz de Deus.
Jeremias foi chamado ao ofício profético aproximadamente em 626 a.C., no 13º ano do reinado de Josías (1:2). Pela sua linhagem, poderia ter exercido o ofício levítico, o que lhe teria proporcionado prestígio e segurança. Em Israel, diz Flávio Josefo, os sacerdotes eram honrados como se pertencessem à nobreza. Mas, os nossos caminhos nem sempre são os caminhos de Deus(Is 55:8). Pouco depois Deus ordenou ao profeta que pregasse em Jerusalém (2:2); mas não limitou seu ministério a Jerusalém; pregou em todas cidades de Judá (11:6).
Jeremias conclamou o povo a arrepender-se dos seus pecados e os advertiu que não escapariam do castigo por rejeitarem a Deus e à sua lei. Por causa da sua mensagem de julgamento e da sua devoção ao Senhor, Jeremias enfrentou muita oposição e sofrimento.
Jeremias - um Profeta da undécima hora. Jeremias foi o último profeta, antes do Cativeiro. Judá seria levado para o exílio durante o seu ministério, e Jeremias tinha consciência disto. Isto explica o porquê de ele ser conhecido como “O Profeta das lágrimas”. Ele chorou muito, face a dureza do povo e a certeza de que o juízo de Deus se aproximava. Ele dizia - “Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos dos filhos do meu povo” (9:1).
Tudo indica que nós somos os pregadores da undécima hora. A meia-noite parece estar chegando, e poderá acontecer no tempo de nosso ministério. Pergunte a você mesmo se está havendo em nós, o mesmo sentimento que houve em Jeremias.
Jeremias não tinha a mensagem que o povo queria ouvir. Jeremias tinha uma firme convicção de que o Cativeiro seria inevitável, se não houvesse arrependimento. Daí, sua preocupação era falar o que Deus queria que ele falasse, e não o que o povo queira ouvir.
Jeremias tinha uma experiência pessoal com Deus, tinha uma viva convicção de sua chamada, estava cônscio da responsabilidade do Ministério Profético que recebera. O Senhor havia dito: “... porque aonde quer que te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás” (1: 7). Jeremias tinha um compromisso com Deus e com Sua Palavra.
O povo, a Casa Real, os sacerdotes e demais líderes religiosos, todos estavam vivendo numa situação de miserabilidade espiritual, atolados na lama do pecado, da imoralidade, da idolatria... e o tempo do juízo se aproximava. Nesta condição, a mensagem de Jeremias não podia ser uma mensagem bonita, falando de prosperidade e de bênçãos, em abundância. Jeremias pregava a necessidade de arrependimento, de conversão, de santificação. Era uma mensagem dura, “feia”, mas verdadeira. Não era o que o povo queria ouvir. Era o que o povo precisava ouvir.
Os falsos profetas pregavam mensagens “bonitas”, vendiam ilusões, enganavam o povo (23:16, 21). Esses profissionais da religião, enganavam o povo, para tirar proveito pessoal. Não foram chamados, não tinham compromisso com Deus, não conheciam Sua Palavra. Falavam aquilo que o povo queria ouvir - e eram aplaudidos. Pregavam abundância de bênçãos, de prosperidade, de libertação material para um povo afundado no pecado e na idolatria (5:12;8:11;14:13,15). Pelo visto, a base para esta falsa mensagem de esperança era que a nação possuía a lei mosaica (8:8) e o Templo do Senhor estava entre eles (7:4). Todavia, o Senhor ressaltou que não achou os sacrifícios aceitáveis (6:20). Deus também deixou claro que a presença do Templo não cera garantia de segurança. Para apoiar o argumento, destacou Silo, que outrora fora o local do Tabernáculo, foi mais tarde abandonado por Deus. Se o povo não se arrependesse, o Monte do Templo seria destruído como Silo fora( 7:12-14); 26:6,9). Isso foi cumprido literalmente, como vemos hoje.
3. A relutância do profeta (Jr 1:4-10). O jovem Jeremias fica aterrorizado ante a idéia de ser profeta. Foi assaltado pelo sentimento de indignidade; sua natureza rejeitava uma tarefa que o obrigaria a ser diferente de seus contemporâneos. Como o indica uma amarga queixa posterior (15: 10), temia a inimizade dos homens e dos falsos profetas.
3.1 A objeção de Jeremias:
a) “Eu não sei falar”(1:6). Jeremias argumentou que carecia da eloqüência necessária para exercer o ofício profético. Um profeta deve dirigir-se a pessoas importantes e a grandes multidões. Como não era um hábil orador, como poderia atrair o atendimento do povo ou influenciar nele em favor de Deus? (compare com Ex 3:11; 4:10.) Pensou que não poderia expressar suas mensagens na linguagem apropriada.
b) “Eu sou uma criança”(1:6). Sou uma criança, diz o jovem Jeremias, dando a entender que a sua falta de capacidade era devida à sua juventude. Todavia, esta objeção é arredada no próprio momento em que é feita, e o futuro profeta se sujeita com pleno consentimento da sua personalidade - atitude típica de Jeremias, para quem a vontade de Deus deve vir em primeiro lugar, logo que for conhecida.
3.2. Deus não admite desculpas.a) “Não digas (1:7). Deus se negou a aceitar as escusas do profeta, e respondeu com uma declaração categórica de sua vontade. Quando Deus ordena, estão fora de lugar os pensamentos que giram em torno do eu. Só resta um caminho: a completa obediência. Jeremias devia ir a qualquer parte e dirigir-se a qualquer pessoa que Deus escolhesse, sejam eles reis idólatras, sacerdotes corruptos, profetas mentirosos, juízes injustos. Jeremias declarou: "Não sei falar"; mas Deus lhe respondeu: "tudo quanto te mandar dirás”.
b) “Não temas... Eu estou contigo” (1:8). Deus prometeu ajudar e proteger seu profeta. A convicção de que Deus o acompanhava, fez que Jeremias se elevasse por cima de seu temor e timidez; tornou-o invencível. Foi perseguido por muitos inimigos poderosos, e com freqüência esteve em grave perigo por causa de seus ensinos impopulares e sua dura condenação da impiedade. Mas esta promessa, repetida ao menos duas vezes (Jr 1:19;15:20), foi uma fonte de imensa fortaleza e de grande consolo para Jeremias.
Do mesmo modo é a maravilhosa e refrigerante promessa de Jesus: "Eu estou convosco todos os dias" (Mt 28:18-20). Ela é motivo de ânimo e fortaleza para os cristãos que procuram obedecer a grande comissão de pregar o Evangelho.
Não importa qual a tarefa que você esteja executando para Deus, Ele sempre promete sua presença e ajuda constante, se você permanecer firme, com sua fé posta nEle.
c) “Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”(1:9). Deus tocou nos lábios de Jeremias, tal como fez com Isaias(Is 6:6-7), tornando-o Seu mensageiro, com poder para destruir ou recriar. Jeremias se sentiu seguro de que não teria incerteza em sua mensagem. Sairia a pronunciar as palavras que o Espírito de Deus colocasse em seu coração (Jr 5:14; 15:16).
Uma das características mais importantes que devem marcar o ministério profético é a certeza de que aquilo que os profetas falam é a Palavra de Deus(2Pe 1:21). Mesmo aqueles que utilizam a pregação e a exposição das Escrituras devem ter o cuidado absoluto de não adulterar aquilo que está escrito. Jeremias profetizou e falou aquilo que Deus ordenara. Nem mais nem menos.

III. O ESTADO CIVIL DE JEREMIAS

O Senhor proibiu Jeremias de se casar e criar filhos, uma vez que o juízo divino iminente contra Judá aniquilaria a geração seguinte. Na verdade, esta era uma das restrições que Jeremias teve da parte de Deus, que serviriam de lições práticas para o povo ao chegar a hora do julgamento. É o que diz o texto sagrado: “Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. Porque assim diz o SENHOR acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães que os tiverem e de seus pais que os gerarem nesta terra: Morrerão de enfermidades dolorosas e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco para a terra; e, pela espada e pela fome, serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento às aves do céu e aos animais da terra”(16:1-4).
O crente pode permanecer solteiro por tempo indeterminado para realizar propósitos específicos de Deus. Todavia, isso requer não somente domínio próprio, mas um DOM (capacitação sobrenatural conferido por Deus) especial da graça divina, o qual não é concedido a todos. Disse o apóstolo Paulo: “... cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele”. Paulo quis dizer que Deus dá graça a alguns para permanecerem solteiros, mas chama outros inequivocamente para se casarem. Trata-se de um assunto individual e, portanto, não convém adotar nenhuma legislação geral aplicável a todos.
Veja o conselho de Paulo aos solteiros que desejam permanecer neste estado: “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu”(7:8). Ele aconselha, portanto, aos solteiros e às viúvas que permaneçam no estado em que também ele está. A recomendação de Paulo aqui é meramente por causa das condições sombrias que a igreja estava passando ou ia passar naquela época. E nesta situação a vida conjugal seria muito difícil.
Jesus também abordou esse assunto em Mateus 19:12: “Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o”. Vejam que coisa, onde já se viu! Por que Jesus puxa exatamente o assunto de eunuco a essa altura? Porventura eunuco tem relações sexuais? Parece claro: Jesus está dizendo que quem deseja estar solteiro deve então viver como "eunuco": nada de casamento, logo, nada de prática sexual extraconjugal.

IV. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS

O ministério profético de Jeremias é um dos mais sofridos de todas as Escrituras e revelam quanto se deve padecer para cumprir a vontade de Deus. Mais de uma vez Jeremias foi preso como também teve sua morte determinada(cf (11:18-23; 26:6-11; 37:11-15; 38:6; 38:14-28)., mas apesar de todas estas vicissitudes, manteve-se fiel à chamada do Senhor, tendo o Senhor sempre conservado a vida do Seu leal servo.
A mensagem profética de Jeremias é dura e é um chamado para que o povo se arrependesse de seus pecados, que eram muitos e capitaneados por uma aberta idolatria. Mas, apesar da mensagem dura e impopular, Jeremias não deixou de apresentar uma mensagem de esperança para o povo, definindo que o cativeiro somente duraria setenta anos(Jr 25:11,12;29:10) e que Deus faria um novo concerto com o Seu povo, um concerto melhor que o atual, de uma nova dimensão espiritual(Jr.31:31,32). Jeremias, também, não deixou de anunciar o Messias, demonstrando claramente que a impiedade dos ocupantes do trono de Judá de seu tempo em nada havia podido alterar o pacto que Deus havia selado com Davi (Jr 23:5,6).
De acordo com os padrões humanos, a pregação de Jeremias foi um fracasso, embora ele não tenha falhado em sua tarefa, permanecendo fiel a Deus.
Nosso sucesso não deve ser medido pela aceitação ou pela rejeição das pessoas. Somente a aprovação de Deus deve ser o padrão de nosso serviço. Devemos levar a mensagem do Senhor a outros, mesmo quando formos rejeitados. Devemos fazer a obra de Deus, ainda que isto signifique sofrer.

CONCLUSÃO

Assim como Deus tinha um plano para a vida de Jeremias, Ele também tem um para cada pessoa. Seu alvo é que o crente viva segundo a sua vontade e deixe que Ele cumpra seu plano em sua vida. Assim como no caso de Jeremias, viver segundo o plano de Deus pode significar sofrimentos; porém Deus sempre opera visando o melhor para nós. Está escrito: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”(Rm 8:28).
-----------
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. E-Mail: luloure@yahoo.com.br. Disponível no site: www.adbelavista.com.br, e no Blog: http://luloure.blogspot.com


obs: queridos irmãos postei em meu blog este estudo...é claro que não foi eu que narrei , mas achei interessante deixar claro pois tudo que  Deus me revela através dos meus estudos quero compartilhar com vocês
Que este estudo seja muito bom para vocês como foi para mim...♥♥
 ♥♥Em  cristo com amor ♥♥

sexta-feira, 4 de março de 2011

leia atentamente


NÃO ABORREÇA O SERVO DE DEUS

“Ouvindo eu, pois, o seu clamor e essas palavras, muito me enfadei” (Neemias 5.6).
Devemos considerar-nos membros de uma mesma família, a família de Deus; afinal, Jesus disse que Sua mãe e Seus irmãos são os que fazem a vontade do Pai (Mateus 12.48-50). A Bíblia declara que somos membros do mesmo Corpo (Romanos 12.5); portanto, membros uns dos outros. Então, não é correto humilhar um igual a nós, pois, se o fizermos, a Cabeça desse Corpo, o próprio Cristo, poderá irar-Se conosco.
Neemias muito se enfureceu ao ouvir que os judeus de seu tempo estavam escravizando alguns de seus irmãos. Ora, Jesus não gosta de ver um passando o outro para trás, sendo desonesto com ele, desonrando o seu lar ou deixando de lhe dar o devido respeito. É bom respeitar todos, inclusive os que são membros do Corpo do Senhor, pois eles também são herdeiros da mesma herança que nós e têm acesso ao mesmo Espírito que nos foi concedido.
Todo aquele que trabalha na obra divina é servo do Senhor – e, sem dúvida, o justo Juiz não gostaria de ver um dos Seus sendo oprimido, achincalhado ou roubado. É bom não deixar o Senhor irado por algo que dê prejuízo de qualquer ordem a algum dos Seus pequeninos. Por outro lado, quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um dos pequeninos por ser discípulo Seu não perderá a sua recompensa (Mateus 10.42); antes, será premiado pelo próprio Deus no Dia do acerto de contas. Mas será que, nesse dia, o Todo-Poderoso Se esquecerá de algum agravo que um dos Seus tenha sofrido?
Não há nada mais a temer quando temos o Altíssimo executando o nosso julgamento, pois Ele é perfeito e sabe de todas as coisas. Até as intenções do coração do homem não escapam à vista dEle. Portanto, o Senhor não Se deixará enganar pelas palavras mentirosas que alguém usar para tentar confundi-lO. Quando Ele puser Seus olhos – os quais são como chamas de fogo (Apocalipse 19.12) – sobre aquele que aborrece Seus servos, este confessará toda a transgressão que cometeu para denegrir a imagem de alguém e trapaceá-lo.
Deus Se alegra com a verdade no íntimo. Ele Se agrada, por exemplo, quando obedecemos à Sua Palavra e liberamos o perdão a quem nos traiu, magoou ou nos prejudicou, e recompensará os Seus de acordo com o que fizeram com Sua Palavra.
Meu irmão, a verdade é que precisamos resistir à tentação de possuir mais. O inimigo irá tentá-lo a agir com desonestidade, mentira e uma porção de coisas erradas, a fim de procurar afastá-lo da presença divina, mas não se deixe levar por tais práticas. Seja forte, firme e verdadeiro. Se você tiver errado com alguém, vá a essa pessoa e se acerte com ela; se alguém errou contra você, perdoe-lhe. Faça o Rei eterno alegre e feliz com você!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares