domingo, 21 de outubro de 2012

Dom de discernimentos de espiritos


                                     Discernimento de Espíritos.


A palavra do senhor nos  ensina claramente que todo crente precisa ser capaz de distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado.  O trecho de Hb 5:14 alude àqueles que “têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal”.  Os crentes de Beréia foram elogiados por não serem ingênuos.  Eles comparavam com as Escrituras o que os apóstolos diziam, conforme todos nós devemos fazer (Atos 17:11).  A passagem de I Jo 4:1 é explícita ao dizer: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito;  antes, provai os espíritos se procedem de Deus;  porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.
Essas passagens descrevem o papel cristão do discernimento. Entretanto, acima e além daquilo que se espera de todos os crentes, há um dom de discernimento de espíritos, conferido a apenas alguns poucos crentes.  Trata-se de um dom que talvez não seja exercido com freqüência.  Aqueles que o possuem talvez até se mostrem relutantes em usa-lo, porquanto, o mesmo requer muita coragem espiritual.  Mas é reconfortante para o Corpo interiro de Cristo saber que Deus não deixou os crentes indefesos contra as táticas de Satanás e suas forças malignas.
O dom de discernimento de espíritos é a capacidade especial que Deus dá a alguns membros do Corpo de Cristo que os capacita a saber, com segurança, se determinado comportamento, que se apresenta como oriundo de Deus é, na realidade, divino ou então humano ou satânico.

                                 Exorcismo ou libertação

O dom do exorcismo é a capacidade especial que Deus dá a certos membros do Corpo de Cristo para que expulsem demônios.  Como já temos destacado nesta estudo, também com relação a este dom, qualquer crente em Jesus tem autoridade para expulsar um demônio.  Acontece que Deus provê a algumas pessoas uma capacidade especial para atuarem nesta área em benefício da Igreja.
É razoável crermos que o conjunto discernimento de espíritos-exorcismo é outro daqueles dons hifenados, como o de pastor-mestre.  Parece que este conjunto estava em operação quando o apóstolo Paulo mostrou-se indignado diante da jovem escrava, em Filipos, que não cessava de dizer: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo, e vos anunciam o caminho da salvação”.  Essas palavras não parecem conter qualquer coisa de errado, mas Paulo foi capaz de discernir que um espírito maligno estava falando por intermédio dela, e assim expulsou o espírito (Atos 16:16-18).
A libertação não deve ser praticada sem o dom paralelo do discernimento de espíritos.
o senhor jesus em sua palavra disse:
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 
João 14:12-13
então meus irmão ore ao senhor e peça esse dom maravilhoso para que vc esteja como obreiro aprovado (Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade).2 Timóteo 2:15


Em cristo com amor
Filha do senhor

http://www.pregaapalavra.com.br/dons/modulo3.htm